A 22.ª edição da FIMAP promete apresentar as principais soluções, inovações e técnicas da indústria da madeira, silvicultura, exploração florestal e biomassa, num evento que dará a conhecer máquinas, acessórios e serviços especializados no setor. Sob o mote “Soluções para um planeta mais sustentável”, pretende-se debater temas atuais e inovadores que impulsionem a sustentabilidade na indústria.
A 22ª edição da FIMAP – Feira Internacional de Máquinas, Acessórios e Serviços para a Indústria da Madeira, Silvicultura, Exploração Florestal e Biomassa está de volta à Exponor. Entre os dias 24 a 26 de outubro, a FIMAP irá apresentar soluções, inovações e técnicas para toda a cadeia de valor industrial. O evento reúne o melhor da inovação e da tecnologia, com o objetivo de transformar o setor e impulsionar o seu desenvolvimento.
Nesta edição, a área do evento registou um aumento superior a 40% em relação à edição anterior, impulsionado por diversos fatores estratégicos e de mercado. Empresas internacionais procuram ampliar a sua visibilidade em feiras como a FIMAP, reconhecida como uma plataforma de referência para a apresentação de produtos e serviços. A presença de empresas europeias, especialmente de Espanha, Alemanha, Itália e França, reforça a crescente relevância do mercado português no cenário industrial global.
Além disso, o fortalecimento do mercado português, impulsionado pelo posicionamento estratégico do país como um hub industrial na Europa, atraiu novos expositores e ampliou a participação dessas empresas. Esse aumento na área expositiva também reflete a necessidade de acolher uma maior diversidade de setores industriais e acompanhar as novas tendências, como a digitalização da indústria e as soluções sustentáveis, que têm recebido cada vez mais relevância.
Este ano, a FIMAP promove um programa diversificado que promete debater temais atuais e inovadores da indústria, alinhados com o mote da atual edição – “Soluções para um planeta mais sustentável”.
No decorrer do evento serão promovidas várias talks, onde serão debatidos temas como “ProNatura – 20 anos a caminho da sustentabilidade ajudando na descarbonização”, levado a cabo por Eulália Botelho da ANEFA – Associação Nacional de Empresas Florestais, Agrícolas e do Ambiente, e “Segurança e Saúde no Trabalho Florestal”, apresentado pela Forestis e tendo como orador o Dr. Joaquim Silva, diretor do Centro Local do Alto Minho da ACT.
Também a AIMMP – Associação das Indústrias de Madeira e Mobiliário de Portugal será moderadora de um debate sobre o tema “Utilização de Máquinas e Equipamentos de Trabalho: o papel da formação profissional na promoção da segurança”. Este momento contará com os oradores Ana Martins, Inspetora do Trabalho da ACT – Autoridade para as Condições de Trabalho, e Fernando Canário, Diretor do CFPIMM – Centro de Formação Profissional das Indústrias de Madeira e Mobiliário.
“A participação da AIMMP na FIMAP é uma iniciativa de enorme importância para a nossa associação, na medida em que se trata de uma importante feira dedicada ao setor, onde estarão presentes não só associados, como público visitante com interesse para a fileira da madeira. Ficamos muito satisfeitos por ver que este ano a feira alargou a sua área de interesse nomeadamente à floresta e à biomassa”, refere Vítor Poças, Presidente da AIMMP.
De destacar, ainda, o debate que aborda o “Potencial do Elétrico na Floresta”, moderado por Field Tech Lab – CEIF/ADAI/UC.
Durante os três dias da FIMAP, os profissionais terão à sua disposição o “Restaurante Bosque dos Sabores”, onde poderão almoçar e debater os principais insights acerca dos vários momentos de debate e expositores presentes no evento.
O pedido de convite profissional gratuito para aceder à FIMAP ainda se encontra disponível no site oficial. Enquanto evento marcante no setor, a FIMAP abre as suas portas a todos os profissionais do setor para apresentar as principais tendências e novidades da indústria, bem como promover o networking entre empresas e profissionais.