De 7 a 9 de novembro, decorrem em simultâneo na Exponor a Maquishoes – Feira de Máquinas, Tecnologia e Acessórios para a Indústria do Calçado, a Expocouro – Feira Internacional da Pele e a FIMAP – Feira Internacional de Máquinas, Acessórios e Serviços para a Indústria da Madeira. Organizados pela Exponor Exhibitions, estes eventos altamente especializados em três setores estratégicos na economia nacional, apresentam inovações tecnológicas e promovem o networking entre profissionais.
O calçado é atualmente uma das joias da coroa portuguesa. Em 2018, 95% dos sapatos produzidos foram exportados. Uma receita de dois mil milhões de euros que resultou no 12º lugar entre os países que mais sapatos vendem. A 3ª edição da Maquishoes – Feira de Máquinas, Tecnologia e Acessórios para a Indústria do Calçado, em conjunto com a20ª edição daExpocouro – Feira Internacional da Pele, leva à Exponor soluções especializadas, adaptadas à indústria 4.0, e oportunidades de negócio direcionadas para os profissionais do setor.
Com o objetivo de criar sinergias e momentos de troca de experiência entre os players, no dia 8 de novembro às 12h00, decorrerá a “Maquishoes Talk” sobre “Sustentabilidade e economia circular no combate às alterações climáticas”, com Pedro Fernandes, Technical Manager da Climate Change.
A completar o trio de eventos, a 20ª edição daFIMAP – Feira Internacional de Máquinas, Acessórios e Serviços para a Indústria da Madeira é o ponto de encontro entre a indústria da madeira e a alta tecnologia, assumindo-se como a grande montra das tecnologias de produção neste setor. A exploração sustentada da floresta será o tema em foco nesta edição, com o objetivo de lançar o debate e esclarecer os profissionais para os novos desafios que se impõem ao setor. Em Portugal, a indústria da madeira abrange 6.000 empresas e 55.000 postos de trabalho, exportando atualmente 2.500 milhões de euros.
Ao longo dos três dias irão decorrer eventos paralelos especializados, colocando em discussão tendências, estratégias e soluções. As “FIMAP Talks” vão contar com a opinião dos especialistas sobre as novas tendências em exploração e gestão florestal, bem como certificação e capacitação das empresas.
Destaque para o workshop “Capacitação e oportunidades para a indústria da madeira”, a cargo do Produtech – Pólo das Tecnologias de Produção, que terá como objetivo a partilha de conhecimento e ferramentas que respondam aos desafios e requisitos de competitividade e sustentabilidade da indústria transformadora, com soluções inovadoras, flexíveis, integradas e competitivas. A acontecer no dia 8 de novembro, das 14h00 às 17h30, estarão em reflexão os desafios e oportunidades para a indústria até 2030, bem como a sustentabilidade e economia circular na indústria da madeira. Serão ainda apresentadas soluções inovadoras e sinergias e oportunidades nas cadeias de valor do setor.
PROGRAMA DE ATIVIDADES
Dia 7 de novembro
11h00
Exploração Sustentável da Floresta | ANEFA – Associação Nacional de Empresas Florestais, Agrícolas e do Ambiente
Orador: Pedro Serra Ramos, Presidente da ANEFA
15h00
A Gestão Florestal em Áreas Protegidas – O caso do Parque Nacional da Peneda-Gerês | ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas
Orador: Jorge Dias, ICNF
16h00
A tecnologia das madeiras | Lenhotec
Orador: Ricardo Cunha, Diretor Geral Lenhotec
Dia 8 de novembro
11h00
Certificação na Fileira Florestal | APCER – Associação Portuguesa de Certificação
Oradores: Cláudia Rosas, Business Developer, Forest; Anabela Ramos, Business Developer, Certification e Tiago Ramos, Azevedos Indústria
14h00 – 17h30
Workshop – Capacitação e oportunidades para a indústria da madeira | Produtech – Pólo das Tecnologias de Produção
Dia 8 de novembro
12h00
Sustentabilidade e economia circular no combate às alterações climáticas | APCER – Associação Portuguesa de Certificação
Orador: Pedro Fernandes, Technical Manager, Climate Change